segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nescau

NESCAU

Dizem que “o que é bom dura pouco”, mas no caso do NESCAU esse ditado decididamente não funciona. Quer ver só? Pergunte a uma pessoa de mais de 50 anos “o que é gostoso como uma tarde no circo”, e ela vai responder prontamente: NESCAU, um produto que atende as necessidades diárias da galera que leva uma vida radicalmente ativa e precisa de muita força e energia, como diz o inconfundível slogan “energia que dá gosto”. Seus fãs - jovens cinqüentões, seus filhos, seus netos de corpinhos sarados - agradecem o empenho da Nestlé em manter viva neles a lembrança do melhor tempo de suas vidas.
-
A história
A história de NESCAU, primeiro achocolatado do mercado nacional, começou no ano de 1932, quando o produto foi desenvolvido, totalmente no Brasil, e lançado no mercado pela Nestlé, praticamente sem nenhum apoio publicitário e sob o nome de Nescáo (síntese de Nestlé com cacao, matéria-prima do produto, como se costumava grafar as palavras que atualmente terminam em au), sendo recomendado pela empresa às mães preocupadas com a nutrição dos seus filhos. Com esse mesmo nome o alimento à base de chocolate foi lançado na Itália, na Espanha, na Argentina e na França. A embalagem original era uma lata de aço.
-
-
Em 1936 o produto já era apresentado como um super alimento em suas propagandas. A mudança do nome do produto para Nescau ocorreu em 1954, pois as pessoas passaram a ler equivocadamente o acento agudo de Nescáo, como Nescão. Além disso, datam desta época as mudanças ortográficas na língua portuguesa que, entre outras, substituíram o registro do áo por au. Nessa ocasião o slogan utilizado era “Nescau, fortifica, alimenta e engorda”. Na década de 60, com a popularização de eletrodomésticos como o liqüidificador, entraram na moda as “vitaminas”, de frutas batidas com leite ou água, e os achocolatados perderam cartaz. Mas por pouco tempo. Os pesquisadores da Nestlé aproveitaram a onda e apresentaram, em 1961, o NESCAU com uma nova e exclusiva fórmula: vitaminada e instantânea. E ele fez o maior sucesso nas xícaras fumegantes e nos copos altos, bem geladinho. - - A partir deste momento, NESCAU começou a se firmar no mercado brasileiro. Nessa época surgiu também a primeira campanha publicitária em favor da marca intitulada “futuros profissionais”. Ela destacava o papel do achocolatado no crescimento saudável das crianças, futuros médicos, engenheiros, professores, etc., e destacava sua característica de dissolução instantânea. Logo em seguida surgiu uma outra forte campanha publicitária, com uma série expressiva de comerciais, baseada no tema do circo, e ancorada na assinatura: gostoso como uma tarde no circo. A partir de então foram desenvolvidas campanhas baseadas nos temas das festas infantis. - - As atividades promocionais, com sorteios de brindes, passaram a ser uma constante. Já nessa época começaram a ser utilizados vários meios de comunicação com o consumidor de forma combinada, como comerciais em TV e cinema, propaganda em revistas, patrocínios de programas de televisão, painéis exteriores, estandes de degustação em feiras e exposições. Em 1972, o produto ganhou ainda uma melhor solubilidade e composto vitamínico, tornando sua formulação mais saborosa. Nesse ano, foi desenvolvida uma forte campanha de relançamento do produto, agora chamado SUPER NESCAU, sob um novo slogan: Super Nescau, energia que dá gosto. Os comerciais passaram a descrever diferentes aventuras vividas pelos pequenos consumidores de NESCAU. O sucesso da campanha foi tanto que, já no primeiro ano, NESCAU atingia a liderança do mercado, posto que, até hoje, é seu. - - Desde então, as constantes inovações da marca em formulação e embalagem aproximaram ainda mais o produto ao público jovem. Já nos anos 90 surge uma nova oportunidade de se comunicar, utilizando os esportes radicais, que se identificavam perfeitamente com os valores de NESCAU. Graças à constante inovação e principalmente por sua capacidade de falar a linguagem dos jovens, a marca lidera com destaque a categoria dos achocolatados. A força da marca NESCAU migrou para outras categorias de produtos, também com grande sucesso. É o caso dos cereais matinais, chocolates e biscoitos. - - A linha do tempo
1986
Lançamento do NESCAU PRONTINHO, versão do tradicional achocolatado pronto para beber.
1996
Lançamento do NESCAU CEREAL, um cereal crocante de milho com chocolate, primeira extensão da marca para outros segmentos de mercado. 1999 Lançamento do NESCAU BALL, pequenas bolinas de chocolates com casca dura e sabor do famoso achocolatado.
Lançamento do NESCAU OVO DE PÁSCOA, aumentando ainda mais a linha de produtos da marca.
Lançamento do NESCAU BISCOITO RECHEADO, uma saborosa combinação de biscoito crocante de chocolate com recheio cremoso feito com o próprio NESCAU.
2001
Lançamento do NESCAU LIGHT (com redução do valor calórico). 2005 Lançamento do NESCAU POWER, com formulação contendo o dobro de ferro, ajudando o consumidor a ter mais disposição e energia.
2006
Lançamento do NESCAU LIGHT na versão pronto para beber.
Lançamento do NESCAU ao CAFÉ em pó, resultado de uma exclusiva combinação do NESCAU tradicional com um toque de café para ser consumido quente ou gelado.
Lançamento do NESCAU GUARANÁ, único achocolatado em pó com um toque refrescante de guaraná.
2007
Lançamento do NESCAU 2.0, produto com nova fórmula, contendo Actigen-E – combinação de vitaminas e minerais desenvolvida especialmente pelo Centro de Nutrição Nestlé na Suíça, e embalagem que imitava um tornado. Resultado de três anos de pesquisa e trabalho intenso, o novo produto, tinha como objetivo se manter conectado ao seu público por meio de novo sabor, nova embalagem e também por conta do código 2.0, uma linguagem familiar a quem a marca quer atingir, uma vez que esse consumidor nasceu em um mundo digital de games e softwares que evoluem de forma rápida e sempre apresentam novidades e melhorias sugeridas pelo próprio usuário. A campanha de lançamento contava com o slogan “É irado igual, mas é diferente. Provando você entende”.
2008
Lançamento do NESCAU NUTRI, com fórmula balanceada e mais nutritiva com 25% de redução de açúcar e cereais como trigo, aveia, cevada e arroz, além de vitaminas e minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco, para atender às necessidades das crianças de 4 a 7 anos.
Lançamento para estabelecimentos comerciais da máquina de NESCAU Pronto para Beber. Ideal para escolas, cinemas, aeroportos, lanchonetes entre outros, o lançamento traz praticidade e agilidade no atendimento, uma vez que o produto está pronto para beber e não requer nenhum tipo de preparo: basta instalar e servir.
2010
Lançamento do NESCAU FAST, bebida láctea pronta para beber em uma embalagem com tampa de rosca para ser consumida à qualquer hora.
- -
A evolução da embalagem A embalagem de NESCAU mudou muito desde seu lançamento: a primeira em cor amarela, depois as latas com as cores típicas da marca, e mais recentemente, uma embalagem mais radical.
- - A última mudança, acontecida recentemente, deu um formato de tornado a lata, sinônimo do movimento e da energia da marca, que saiu do rótulo e se transformou na própria lata litografada com grafismos exclusivos e modernos. Nas embalagens direcionadas para o público infantil, NESCAU produziu o grafismo de um quebra-cabeça, ícone ligado ao aprendizado e à brincadeira de crianças menores. Já a versão NESCAU Light ficou com a embalagem metalizada e a NESCAU Power com rótulo em cores mais fortes nos tons de vermelho e marrom. - -
Dados corporativos
● Origem: Brasil ● Lançamento: 1932 ● Criador: Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça ● Proprietário da marca: Nestlé SA
● Capital aberto: Não ● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe
● Presidente: Ivan Zurita (Brasil)
● Faturamento: R$ 750 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 2 países ● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos ● Principais produtos: Achocolatados, cereais, chocolates ● Ícones: Suas embalagens
● Slogan: Energia que dá gosto. ● Website: www.nescau.com.br
- A marca no mundo
Atualmente a marca existe apenas no Brasil e na Argentina. Desde 1972, NESCAU é líder destacado em sua categoria no Brasil tendo, inclusive, pela força de sua marca, migrado para outras categorias de produtos, também com grande sucesso. É o caso de cereais matinais, chocolates, biscoitos, ovos de Páscoa, todas levando agora a marca NESCAU em algum produto de suas linhas.

Aluno: Sergio Augusto dos Santos Rabelo Silva
Turma: 1001
Fonte: Blog Mundo Das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário