NESCAU
Dizem que “o que é bom dura pouco”, mas no caso do NESCAU esse ditado decididamente não funciona. Quer ver só? Pergunte a uma pessoa de mais de 50 anos “o que é gostoso como uma tarde no circo”, e ela vai responder prontamente: NESCAU, um produto que atende as necessidades diárias da galera que leva uma vida radicalmente ativa e precisa de muita força e energia, como diz o inconfundível slogan “energia que dá gosto”. Seus fãs - jovens cinqüentões, seus filhos, seus netos de corpinhos sarados - agradecem o empenho da Nestlé em manter viva neles a lembrança do melhor tempo de suas vidas.
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A história
A história de NESCAU, primeiro achocolatado do mercado nacional, começou no ano de 1932, quando o produto foi desenvolvido, totalmente no Brasil, e lançado no mercado pela Nestlé, praticamente sem nenhum apoio publicitário e sob o nome de Nescáo (síntese de Nestlé com cacao, matéria-prima do produto, como se costumava grafar as palavras que atualmente terminam em au), sendo recomendado pela empresa às mães preocupadas com a nutrição dos seus filhos. Com esse mesmo nome o alimento à base de chocolate foi lançado na Itália, na Espanha, na Argentina e na França. A embalagem original era uma lata de aço.
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Em 1936 o produto já era apresentado como um super alimento em suas propagandas. A mudança do nome do produto para Nescau ocorreu em 1954, pois as pessoas passaram a ler equivocadamente o acento agudo de Nescáo, como Nescão. Além disso, datam desta época as mudanças ortográficas na língua portuguesa que, entre outras, substituíram o registro do áo por au. Nessa ocasião o slogan utilizado era “Nescau, fortifica, alimenta e engorda”. Na década de 60, com a popularização de eletrodomésticos como o liqüidificador, entraram na moda as “vitaminas”, de frutas batidas com leite ou água, e os achocolatados perderam cartaz. Mas por pouco tempo. Os pesquisadores da Nestlé aproveitaram a onda e apresentaram, em 1961, o NESCAU com uma nova e exclusiva fórmula: vitaminada e instantânea. E ele fez o maior sucesso nas xícaras fumegantes e nos copos altos, bem geladinho. - - A partir deste momento, NESCAU começou a se firmar no mercado brasileiro. Nessa época surgiu também a primeira campanha publicitária em favor da marca intitulada “futuros profissionais”. Ela destacava o papel do achocolatado no crescimento saudável das crianças, futuros médicos, engenheiros, professores, etc., e destacava sua característica de dissolução instantânea. Logo em seguida surgiu uma outra forte campanha publicitária, com uma série expressiva de comerciais, baseada no tema do circo, e ancorada na assinatura: gostoso como uma tarde no circo. A partir de então foram desenvolvidas campanhas baseadas nos temas das festas infantis. - - As atividades promocionais, com sorteios de brindes, passaram a ser uma constante. Já nessa época começaram a ser utilizados vários meios de comunicação com o consumidor de forma combinada, como comerciais em TV e cinema, propaganda em revistas, patrocínios de programas de televisão, painéis exteriores, estandes de degustação em feiras e exposições. Em 1972, o produto ganhou ainda uma melhor solubilidade e composto vitamínico, tornando sua formulação mais saborosa. Nesse ano, foi desenvolvida uma forte campanha de relançamento do produto, agora chamado SUPER NESCAU, sob um novo slogan: Super Nescau, energia que dá gosto. Os comerciais passaram a descrever diferentes aventuras vividas pelos pequenos consumidores de NESCAU. O sucesso da campanha foi tanto que, já no primeiro ano, NESCAU atingia a liderança do mercado, posto que, até hoje, é seu. - - Desde então, as constantes inovações da marca em formulação e embalagem aproximaram ainda mais o produto ao público jovem. Já nos anos 90 surge uma nova oportunidade de se comunicar, utilizando os esportes radicais, que se identificavam perfeitamente com os valores de NESCAU. Graças à constante inovação e principalmente por sua capacidade de falar a linguagem dos jovens, a marca lidera com destaque a categoria dos achocolatados. A força da marca NESCAU migrou para outras categorias de produtos, também com grande sucesso. É o caso dos cereais matinais, chocolates e biscoitos. - - A linha do tempo
1986
● Lançamento do NESCAU PRONTINHO, versão do tradicional achocolatado pronto para beber.
1996
● Lançamento do NESCAU CEREAL, um cereal crocante de milho com chocolate, primeira extensão da marca para outros segmentos de mercado. 1999 ● Lançamento do NESCAU BALL, pequenas bolinas de chocolates com casca dura e sabor do famoso achocolatado.
● Lançamento do NESCAU OVO DE PÁSCOA, aumentando ainda mais a linha de produtos da marca.
● Lançamento do NESCAU BISCOITO RECHEADO, uma saborosa combinação de biscoito crocante de chocolate com recheio cremoso feito com o próprio NESCAU.
2001
● Lançamento do NESCAU LIGHT (com redução do valor calórico). 2005 ● Lançamento do NESCAU POWER, com formulação contendo o dobro de ferro, ajudando o consumidor a ter mais disposição e energia.
2006
● Lançamento do NESCAU LIGHT na versão pronto para beber.
● Lançamento do NESCAU ao CAFÉ em pó, resultado de uma exclusiva combinação do NESCAU tradicional com um toque de café para ser consumido quente ou gelado.
● Lançamento do NESCAU GUARANÁ, único achocolatado em pó com um toque refrescante de guaraná.
2007
● Lançamento do NESCAU 2.0, produto com nova fórmula, contendo Actigen-E – combinação de vitaminas e minerais desenvolvida especialmente pelo Centro de Nutrição Nestlé na Suíça, e embalagem que imitava um tornado. Resultado de três anos de pesquisa e trabalho intenso, o novo produto, tinha como objetivo se manter conectado ao seu público por meio de novo sabor, nova embalagem e também por conta do código 2.0, uma linguagem familiar a quem a marca quer atingir, uma vez que esse consumidor nasceu em um mundo digital de games e softwares que evoluem de forma rápida e sempre apresentam novidades e melhorias sugeridas pelo próprio usuário. A campanha de lançamento contava com o slogan “É irado igual, mas é diferente. Provando você entende”.
2008
● Lançamento do NESCAU NUTRI, com fórmula balanceada e mais nutritiva com 25% de redução de açúcar e cereais como trigo, aveia, cevada e arroz, além de vitaminas e minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco, para atender às necessidades das crianças de 4 a 7 anos.
● Lançamento para estabelecimentos comerciais da máquina de NESCAU Pronto para Beber. Ideal para escolas, cinemas, aeroportos, lanchonetes entre outros, o lançamento traz praticidade e agilidade no atendimento, uma vez que o produto está pronto para beber e não requer nenhum tipo de preparo: basta instalar e servir.
2010
● Lançamento do NESCAU FAST, bebida láctea pronta para beber em uma embalagem com tampa de rosca para ser consumida à qualquer hora.
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A evolução da embalagem A embalagem de NESCAU mudou muito desde seu lançamento: a primeira em cor amarela, depois as latas com as cores típicas da marca, e mais recentemente, uma embalagem mais radical.
- - A última mudança, acontecida recentemente, deu um formato de tornado a lata, sinônimo do movimento e da energia da marca, que saiu do rótulo e se transformou na própria lata litografada com grafismos exclusivos e modernos. Nas embalagens direcionadas para o público infantil, NESCAU produziu o grafismo de um quebra-cabeça, ícone ligado ao aprendizado e à brincadeira de crianças menores. Já a versão NESCAU Light ficou com a embalagem metalizada e a NESCAU Power com rótulo em cores mais fortes nos tons de vermelho e marrom. - -
Dados corporativos
● Origem: Brasil ● Lançamento: 1932 ● Criador: Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça ● Proprietário da marca: Nestlé SA
● Capital aberto: Não ● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe
● Presidente: Ivan Zurita (Brasil)
● Faturamento: R$ 750 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 2 países ● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos ● Principais produtos: Achocolatados, cereais, chocolates ● Ícones: Suas embalagens
● Slogan: Energia que dá gosto. ● Website: www.nescau.com.br
- A marca no mundo
Atualmente a marca existe apenas no Brasil e na Argentina. Desde 1972, NESCAU é líder destacado em sua categoria no Brasil tendo, inclusive, pela força de sua marca, migrado para outras categorias de produtos, também com grande sucesso. É o caso de cereais matinais, chocolates, biscoitos, ovos de Páscoa, todas levando agora a marca NESCAU em algum produto de suas linhas.
1986
● Lançamento do NESCAU PRONTINHO, versão do tradicional achocolatado pronto para beber.
1996
● Lançamento do NESCAU CEREAL, um cereal crocante de milho com chocolate, primeira extensão da marca para outros segmentos de mercado. 1999 ● Lançamento do NESCAU BALL, pequenas bolinas de chocolates com casca dura e sabor do famoso achocolatado.
● Lançamento do NESCAU OVO DE PÁSCOA, aumentando ainda mais a linha de produtos da marca.
● Lançamento do NESCAU BISCOITO RECHEADO, uma saborosa combinação de biscoito crocante de chocolate com recheio cremoso feito com o próprio NESCAU.
2001
● Lançamento do NESCAU LIGHT (com redução do valor calórico). 2005 ● Lançamento do NESCAU POWER, com formulação contendo o dobro de ferro, ajudando o consumidor a ter mais disposição e energia.
2006
● Lançamento do NESCAU LIGHT na versão pronto para beber.
● Lançamento do NESCAU ao CAFÉ em pó, resultado de uma exclusiva combinação do NESCAU tradicional com um toque de café para ser consumido quente ou gelado.
● Lançamento do NESCAU GUARANÁ, único achocolatado em pó com um toque refrescante de guaraná.
2007
● Lançamento do NESCAU 2.0, produto com nova fórmula, contendo Actigen-E – combinação de vitaminas e minerais desenvolvida especialmente pelo Centro de Nutrição Nestlé na Suíça, e embalagem que imitava um tornado. Resultado de três anos de pesquisa e trabalho intenso, o novo produto, tinha como objetivo se manter conectado ao seu público por meio de novo sabor, nova embalagem e também por conta do código 2.0, uma linguagem familiar a quem a marca quer atingir, uma vez que esse consumidor nasceu em um mundo digital de games e softwares que evoluem de forma rápida e sempre apresentam novidades e melhorias sugeridas pelo próprio usuário. A campanha de lançamento contava com o slogan “É irado igual, mas é diferente. Provando você entende”.
2008
● Lançamento do NESCAU NUTRI, com fórmula balanceada e mais nutritiva com 25% de redução de açúcar e cereais como trigo, aveia, cevada e arroz, além de vitaminas e minerais como ferro, cálcio, magnésio e zinco, para atender às necessidades das crianças de 4 a 7 anos.
● Lançamento para estabelecimentos comerciais da máquina de NESCAU Pronto para Beber. Ideal para escolas, cinemas, aeroportos, lanchonetes entre outros, o lançamento traz praticidade e agilidade no atendimento, uma vez que o produto está pronto para beber e não requer nenhum tipo de preparo: basta instalar e servir.
2010
● Lançamento do NESCAU FAST, bebida láctea pronta para beber em uma embalagem com tampa de rosca para ser consumida à qualquer hora.
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A evolução da embalagem A embalagem de NESCAU mudou muito desde seu lançamento: a primeira em cor amarela, depois as latas com as cores típicas da marca, e mais recentemente, uma embalagem mais radical.
- - A última mudança, acontecida recentemente, deu um formato de tornado a lata, sinônimo do movimento e da energia da marca, que saiu do rótulo e se transformou na própria lata litografada com grafismos exclusivos e modernos. Nas embalagens direcionadas para o público infantil, NESCAU produziu o grafismo de um quebra-cabeça, ícone ligado ao aprendizado e à brincadeira de crianças menores. Já a versão NESCAU Light ficou com a embalagem metalizada e a NESCAU Power com rótulo em cores mais fortes nos tons de vermelho e marrom. - -
Dados corporativos
● Origem: Brasil ● Lançamento: 1932 ● Criador: Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça ● Proprietário da marca: Nestlé SA
● Capital aberto: Não ● Chairman: Peter Brabeck-Letmathe
● Presidente: Ivan Zurita (Brasil)
● Faturamento: R$ 750 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 2 países ● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos ● Principais produtos: Achocolatados, cereais, chocolates ● Ícones: Suas embalagens
● Slogan: Energia que dá gosto. ● Website: www.nescau.com.br
- A marca no mundo
Atualmente a marca existe apenas no Brasil e na Argentina. Desde 1972, NESCAU é líder destacado em sua categoria no Brasil tendo, inclusive, pela força de sua marca, migrado para outras categorias de produtos, também com grande sucesso. É o caso de cereais matinais, chocolates, biscoitos, ovos de Páscoa, todas levando agora a marca NESCAU em algum produto de suas linhas.
Aluno: Sergio Augusto dos Santos Rabelo Silva
Turma: 1001
Fonte: Blog Mundo Das Marcas
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